Farmacoterapia

farmacoterapia

Farmacoterapia – Tratamentos

O tratamento da dor é idealmente o tratamento da sua causa. No entanto, nem todas as causas de dor são curáveis, nem o desaparecimento da causa inicial resulta sempre no fim da dor.

Assim, o tratamento da dor, particularmente da dor crónica, deve abordar de forma global os factores que influenciam o limiar da dor, encarando a dor como um todo (dor total) nas suas diferentes dimensões (física, psicológica, social e espiritual).

Podemos assim utilizar no tratamento da dor métodos farmacológicos (medicamentos  e não farmacológicos. Os medicamentos utilizados em primeira linha no tratamento da dor são os analgésicos (como o paracetamol) e os anti-inflamatórios (como a aspirina) que actuam sobre os mediadores químicos da dor nos tecidos, reduzindo a sua intensidade.

Outros medicamentos utilizados no tratamento da dor de maior intensidade são os opiáceos que actuam ao nível das vias de transmissão da dor na medula ou no sistema nervoso central, alterando a percepção da dor.

Também há medicamentos que se utilizam no tratamento da dor pelo seu efeito sobre os factores que influenciam o limiar da dor, como os antidepressivos e os ansiolíticos ou os relaxantes musculares.