Unidade privada com cuidados de saúde inovadores e de excelência

  • Uma equipa médica conceituada;
  • Uma abordagem global com consulta, meios de diagnóstico e recuperação física;
  • Um espaço amplo e agradável;
  • Acesso fácil e estacionamento acessível.

Marque já a sua consulta
de forma fácil e rápida

    urgentenão urgente

    Dor da Sacroilíaca: Como Tratar?

    Dor da Sacroilíaca: Como Tratar?

    • 15 de Julho, 2017

    por Dr. Armando Barbosa

    A articulação sacroilíaca é uma grande articulação localizada entre o sacro e o osso da bacia (ilíaco). É responsável por 16 a 30% das dores lombares cronicas e seu diagnóstico é frequentemente negligenciado.

    Como é a dor originada da Articulação Sacroilíaca?

    A grande maioria dos pacientes referem dores na região glútea mas grande parte dos pacientes referem dores na região lombar baixa. Alguns pacientes podem ter dores na virilha e membros inferiores. É muito comum em pacientes que sofreram queda sobre a região glútea ou em pacientes que fizeram cirurgias de coluna.

    Como é feito o diagnóstico da Dor da Sacroilíaca?

    A história clínica e o exame físico, bem como alguns exames de imagem (ex. TAC e ressonância) podem sugerir a sacroilíaca como a fonte de dor do paciente mas apenas o bloqueio diagnóstico pode confirmar a suspeita. É fundamental que investigue algumas doenças que podem provocar inflamação da articulação sacroilíaca (ex.psoríase).

    O que é o bloqueio diagnóstico?

    O bloqueio diagnóstico consiste na infiltração de pequenas quantidades de anestésicos e anti-inflamatórios na articulação sacroilíaca. A infiltração deve ser obrigatoriamente guiada pelo raio-x ou ecografia, para termos a certeza que foi feita de modo correto.

    Como é feito o tratamento?

    O tratamento do paciente com dor da articulação passa pelo emprego de medicamentos específicos e por uma fisioterapia especializada.

    O uso dos tratamentos intervencionistas é uma arma importante, podendo ser realizadas infiltrações com anestésicos, anti-inflamatórios e ácido hialurónico (uma espécie de lubrificante) e até mesmo a ablação por radiofrequência dos nervos que são responsáveis pela dor.

    Para mais informações, contacte a Paincare – especialistas no tratamento da dor