Perguntas Frequentes sobre a Dor

Dores de Coluna, o que fazer?

Quando surge este tipo de dor a pergunta mais comum é: o que fazer? Em primeiro lugar convém chegar a um diagnóstico sobre a causa  e isso consegue-se com um exame exaustivo do doente, com os meios complementares de diagnóstico como o TAC, RX , Ressonância Magnética Nuclear, Electromiografia, etc.

Muitas vezes estes exames não são suficientes e necessitamos de fazer uma espécie de anestesia dos nervos, que julgamos estarem envolvidos no processo doloroso, obtendo um alivio importante temos uma boa probabilidade de aqueles nervos serem responsáveis pela dor.

Após termos chegado ao diagnóstico temos várias possibilidades terapêuticas como a Radiofrequência, Ozonoterapia, Microlaser etc.

As vantagens dos tratamentos

A grande maioria dos tratamentos efectuados são em regime ambulatório e necessitam apenas de anestesia local apresentando poucas  contra indicações ou efeitos secundários. Isto permite que o paciente possa retomar a sua actividade rapidamente sem problemas.

Técnicas percutâneas sem intervenção cirúrgica

  • Ambulatórias e sem riscos
  • Permitem que o doente mantenha a sua actividade profissional.
  • Eficácia.
  • Ausência de alteração das estruturas da coluna.
  • Tratamentos interdisciplinares.

O que são tratamentos minimamente invasivos?

Nos últimos anos têm-se desenvolvido novas técnicas que podem considerar-se como o escalão seguinte, antes de chegar a tratamentos mais invasivos , e que consistem em efectuar as terapêuticas sem fazer incisões na pele ou fazendo incisões mínimas.

O objectivo é actuar sobre os mecanismos geradores da dor tanto mecânicos como químicos.

O que é a Dor Crónica?

A dor crónica é uma dor que dura mais de 6 meses e que ela própria  já se tornou uma doença que pode provocar  uma grande limitação na vida  dos doentes.

A dor crónica pode ter origem num trauma, numa doença ou ser de causa desconhecida e pode persistir muito tempo após o desaparecimento da causa.

Muitas pessoas sofrem de dor crónica, pensado que é uma fatalidade e desconhecendo os tratamentos disponíveis para os ajudar.

A dor crónica é comum?

A dor crónica é um problema de saúde pública afectando nos países desenvolvidos cerca de 20 a 35% da população. Nos Estados Unidos da América afecta 70 milhões de pessoas.

Como ocorre?

Um trauma, doença ou outra causa pode provocar uma lesão no sistema nervoso que faz com que os nervos continuem a enviar sinais criando uma sensação de dor mesmo após a cura da causa. Após as alterações do sistema nervoso este fica mais sensível fazendo com que estímulos anteriormente indolores possam provocar dor.

Quem trata a dor crónica?

Qualquer médico desde que possua os conhecimentos adequados pode tratar a dor crónica. O que infelizmente acontece é que a dor só muito recentemente foi considerada um problema de saúde pública em Portugal.

Actualmente a especialidade que tem no seu programa de formação a dor crónica é a Anestesiologia (anestesia) sendo estes os médicos que nos hospitais coordenam as Unidades de Dor Crónica.