Unidade privada com cuidados de saúde inovadores e de excelência

  • Uma equipa médica conceituada;
  • Uma abordagem global com consulta, meios de diagnóstico e recuperação física;
  • Um espaço amplo e agradável;
  • Acesso fácil e estacionamento acessível.

Marque já a sua consulta
de forma fácil e rápida

    urgentenão urgente

    tratamentos

    Laser Eutérmico

    A Paincare, estuda tratamentos minimamente invasivo da coluna e da dor, implementou uma técnica que permite tratar hérnias de disco sem recurso a cirurgia.

    A Paincare, clínica líder no tratamento minimamente invasivo da coluna e da dor em Portugal e implementou técnica que permite tratar hérnias de disco sem recurso a cirurgia.

    O reconhecimento da Paincare vai neste caso além fronteiras, sendo a clínica de Lisboa um centro de formação europeu para formação de médicos estrangeiros nesta área.

    Esta técnica, é para muitos casos uma alternativa à cirurgia tradicional que é mais dispendiosa, requer internamento e tem um período de recuperação bastante mais longo .

    A mais recente inovação tecnológica

    O tratamento de hérnias discais com recurso a Laser, teve o seu inicio em 1984 e foi estudado o seu sucesso  em mais de  750 intervenções ao longo de 12 anos, este estudo teve uma taxa de sucesso entre os 75% e os 89% e uma taxa de complicações inferior a 1%. Nas clínicas Paincare, graças á tecnologia usada, nos pacientes com indicação clara para este tratamento, a taxa de sucesso é  superior a 90%, trata-se do laser eutérmico, em que a grande diferença para outros tratamentos Laser, é que faz uma indução do Laser a baixa temperatura e que mantém a temperatura do disco, sendo assim mais seguro.

    O procedimento chama-se Nucleoplastia Percutânea por Laser Eutérmico , sendo uma técnica minimamente invasiva para tratamento de hérnias dos discos, na região cervical e lombar.

    Baseia-se na introdução de uma fibra óptica através de uma agulha no centro do disco intervertebral, cervical ou lombar sob controlo de um aparelho de Rx especifico para estes procedimentos, essa fibra óptica vai emitir um Laser de baixa temperatura, sem lesão das estruturas adjacentes como os músculos e outras estruturas,, não havendo risco de fibrose periradicular.

    O laser reduz a pressão do disco intervertebral levando a que a hérnia recue e volte a sua posição inicial, deixando de comprimir e inflamar a raiz nervosa. Também permite a regeneração do anel fibroso, reduzindo a possibilidade de recidiva, até agora não possível por nenhuma outra técnica minimamente invasiva, inclusive a cirurgia convencional.

    Este tratamento é feito com uma sedação leve e com anestesia local numa sala preparada para o efeito com controlo de Rx em ambulatório. Os resultados podem ser praticamente imediatos e o retorno á atividade profissional poder ser feita de forma rápida.

     

    Hérnia Discal

    A dor lombar ou “dor de costas” é um dos sintomas com maior prevalência na população. Estima-se que cerca de 80% da população mundial, pelo menos uma vez na vida, apresente queixas de dores relacionadas com a coluna. Por vezes, é suficientemente intensa e incapacitante, com importante interferência na capacidade de trabalho e qualidade de vida.

    As causas potenciais desta dor são diversas, tendo em consideração os elementos ósseos (as vértebras), os discos, os nervos, os ligamentos e as articulações vertebrais

    Nas hérnias discais, a dor é secundária à doença dos discos (classificada na nomenclatura médica por “protrusões”, “procidências” ou “hérnias” discais), sobretudo nos segmentos lombar e cervical da coluna vertebral.

    Os discos intervertebrais são estruturas flexíveis, localizados entre os corpos das vértebras que servem como “amortecedores”, permitindo movimentos da coluna, ao mesmo tempo que ajudam a absorver os impactos mecânicos e o peso do corpo.

    Os discos intervertebrais podem deformar-se saindo parcialmente comprimindo e/ou provocando inflamações nas raízes nervosas e, originar para além de dor na coluna, dor nos segmentos dependentes das estruturas nervosas, traduzidos por dor, dormência ou fraqueza muscular no braço ou na perna (vulgo dor “ciática”). Nos casos mais graves, uma hérnia do disco pode comprimir os nervos que controlam a bexiga e o intestino, resultando em incontinência urinária e perda de controlo do intestino.