Unidade privada com cuidados de saúde inovadores e de excelência

  • Uma equipa médica conceituada;
  • Uma abordagem global com consulta, meios de diagnóstico e recuperação física;
  • Um espaço amplo e agradável;
  • Acesso fácil e estacionamento acessível.

Marque já a sua consulta
de forma fácil e rápida

    urgentenão urgente

    10 Conselhos para manter as suas costas em boa forma

    10 Conselhos para manter as suas costas em boa forma

    • 4 Agosto, 2017

    Por Dr. Armando Barbosa

    1. Em pé – manter um pé adiante do outro, com os joelhos discretamente flectidos, alivia a pressão sobre a sua coluna.

    2. Sentado – sentar com os joelhos um pouco mais altos que as ancas dá um bom apoio para as costas.

    3. Agarrar objectos mais altos – suba para um banco ou escada para alcançar objectos que estão acima do nível dos seus ombros.

    4. Carregando objectos pesados – para as suas costas, empurrar é mais fácil que puxar. Use os seus braços e pernas para iniciar o impulso. Se precisar de levantar algo pesado, peça ajuda.

    5. Erguendo objectos – apoie-se num joelho, com o outro pé firme no chão, o mais perto possível do objecto a ser levantado. Faça força com as pernas, não com as costas, e mantenha o objecto todo o tempo próximo do seu corpo.

    6. Carregando coisas – dois volumes pequenos, um de cada lado, são mais fáceis de carregar que um grande. Se precisar de carregar um objecto grande, segure-o perto do corpo.

    7. Dormindo – deitar de costas coloca 25 kg. de pressão nas suas costas. Colocar uma almofada sob os joelhos reduz esta pressão para a metade. Deitar de lado com um travesseiro entre os joelhos também ajuda.

    8. Controle o seu peso – o peso adicional coloca em sobrecarga as suas costas. Manter 4,5kg. do seu peso ideal dá-lhe uma coluna mais saudável.

    9. Deixe de fumar – os fumadores têm mais tendência de apresentar dor nas costas que os não fumadores, pois a nicotina diminui o fluxo de sangue para os discos, que amortecem os impactos nas vértebras.

    10. Para as pequenas dores nas costas – trate dores ligeiras com anti-inflamatórios e alongamentos leves, seguidos de uma compressa fria.