Marque já a sua consulta
de forma fácil e rápida
A gota, também conhecida como artrite gotosa, é uma doença inflamatória causada pelo excesso de ácido úrico no sangue. Essa condição afeta as articulações e pode causar sintomas como inchaço, vermelhidão e dor ao movimentar uma articulação. Geralmente, a articulação mais afetada é a do dedão do pé, que fica dolorida, especialmente ao caminhar.
Aqui estão alguns pontos importantes sobre a gota:
Causas e Fatores de Risco:Genética e Alimentação: A gota pode ter origem em fatores genéticos, mas também está relacionada à dieta. O consumo de álcool ou de alimentos ricos em purinas, como mariscos, carne e vísceras, pode contribuir para o desenvolvimento da doença.
Fármacos: Certos medicamentos, como os diuréticos tiazídicos, podem interferir na excreção renal do ácido úrico e desencadear a gota.
Lembre-se de que o diagnóstico da gota é feito com base na história clínica, exame físico e exames complementares, como dosagem de ácido úrico no sangue e radiografias. Se você apresenta sintomas sugestivos de gota, consulte um reumatologista, ortopedista ou clínico geral para avaliação e tratamento adequados .
Quanto ao diagnóstico, os médicos consideram níveis elevados de ácido úrico sérico e a presença de artrite aguda e monoarticular como indícios de gota. No entanto, o diagnóstico definitivo só é confirmado pela detecção de cristais de urato monossódico no líquido sinovial (presente nas cavidades articulares e junto aos tendões) .
Para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com gota, algumas recomendações incluem: