Marque já a sua consulta
de forma fácil e rápida
Se um tendão danificado não se curar com repouso e fisioterapia, podemos recomendar a injeção de plasma rico em plaquetas (PRP), também chamado de Fatores de Crescimento.
As propriedades curativas naturais encontradas em plaquetas e no plasma sanguíneo facilitam a cura e reparação em tendões danificados.
Ao tratar uma tendinite com plasma rico em plaquetas, o médico injeta o PRP diretamente na área afetada. O objetivo é:
Os tendões são tecidos moles que ligam o músculo ao osso, e a sua degeneração pode ser causada por múltiplos fatores, como lesões antigas , envelhecimento, e uso excessivo.
A lesão do tendão é comummente referido como tendinite, tendinose ou tendinopatia.
A tendinite é uma condição inflamatória, mas a pesquisa mostrou que a maioria das lesões no tendão não apresentam inflamação.
Em vez disso, o problema primário parece ser uma alteração da composição estrutural (por exemplo, a quantidade de colagénio essencial que contém um tendão), força e estabilidade.
Em alguns casos, esta degeneração resulta em dor crónica, deficiência ou lacerações nos tendões. Essa degeneração do tendão classifica-se como tendinose ou tendinopatia.
O plasma rico em plaquetas é derivado do sangue. Uma amostra de sangue do paciente é processada usando equipamentos médicos especializados para produzir uma (s) injeção (s) terapêutica (s) que contém plasma com maior concentração de plaquetas do que o encontrado no sangue normal.
Curiosamente, não existe uma fórmula universalmente aceite para “plasma rico em plaquetas“, de modo que uma injeção de PRP que um paciente recebe pode ser muito diferente da outra dependendo do método de preparação de PRP ou da própria composição sanguínea do paciente.
Os métodos variam, mas a maneira mais comum de preparar o PRP envolve a centrifugação da amostra de sangue de um paciente. Um frasco para injetáveis de sangue é colocado numa centrifugadora , onde é centrifugada a velocidades elevadas o que faz com que o sangue se separe em camadas:
Uma vez que o processo de centrifugação esteja completo, o médico ou técnico médico removerá o frasco para injectáveis da centrífuga, extrairá os componentes sanguíneos necessários para PRP e preparará a solução PRP para injeção.