Marque já a sua consulta
de forma fácil e rápida
Nos últimos anos, a ciência tem procurado compreender a influência da alimentação na nossa saúde. Em relação à dor crónica, muitos estudos indicam que a alimentação influi consideravelmente tanto na prevenção como na sua evolução.
De uma forma geral, podemos dizer que uma dieta variada e equilibrada, que inclua frutas, grãos integrais, legumes e gordura saudável oferece energia suficiente para que seu corpo funcione de forma adequada.
Além disso, uma dieta saudável é essencial para combater a obesidade, condição que aumenta consideravelmente o risco de se desenvolver dor crónica.
Outro aspecto importante na relação dieta e dor crónica é a propriedade anti-inflamatória de certos alimentos. Por outro lado, alguns alimentos parecem provocar uma maior inflamação.
A inflamação acontece quando o nosso sistema imunológico reconhece que o nosso corpo está em perigo e toma medidas para protegê-lo. Há quatro sinais que indicam que há um processo inflamatório em alguma parte do seu corpo:
No inicio este é um processo saudável, mas ele pode se tornar crônico e causar mais problemas do que soluções. Em muitos casos, mesmo sem haver um perigo real para o corpo, a inflamação persiste. Isto acontece em muitos casos de dor crônica.
Antes de abordarmos os alimentos com propriedades anti-inflamatórias, vamos listar as comidas que favorecem o processo de inflamação:
Alimentos com propriedades anti-inflamatórias. De uma forma geral, alimentos ricos em Ômega 3 e antioxidantes são os melhores. Alguns exemplos são:
Com isso, não recomendamos que se troque qualquer tratamento convencional pela dieta. Além disso, os estudos não apontam que que mudanças na dieta vão eliminar por completo as dores.
O ideal é que mudanças na alimentação sejam realizadas de forma complementar e que sejam discutidas com o seu médico.
Contacte a Paincare para obter mais informações sobre este tema.