Marque já a sua consulta
de forma fácil e rápida
A Síndrome de Dor miofascial, ou Dor Crônica Miofascial, é um problema muito comum, responsável por muitos dos casos de dor. Tem este nome por afetar as fáscias, que são os tecidos conjuntivos que revestem os músculos.
A diferença da síndrome miofascial para a dor muscular normal é que a dor não melhora com o tempo e às vezes até piora.
Na dor miofascial, a pressão de alguns pontos sensíveis nos músculos, chamados de pontos gatilho, pode provocar dor em outras partes do corpo. Este fenómeno é chamado de dor referida.
São duas, as causas principais para a dor miofascial:
Lesão ou movimentos repetidos. Pode ocorrer quando há um trauma ou um micro-trauma num músculo ou grupo de músculos, ou quando um músculo é contraído repetidamente ao longo do tempo, ou seja, por esforço repetitivo no trabalho ou até mesmo no lazer ou no desporto.
O stress também pode gerar uma tensão muscular intensa e provocar o surgimento da síndrome dolorosa miofascial.
O tratamento pode envolver diferentes recursos, como medicação, infiltrações nos pontos gatilho, com anestésico local ou toxina botulinica, várias técnicas de fisioterapia especializada.
Ao perceber que a sua dor muscular não melhora ao longo do tempo, recomendamos que consulte um médico especializado em dor para discutir as melhores opções de tratamento para o seu caso em particular.
Se necessita de mais esclarecimentos ou de verificar o seu caso específico, contacte-nos.