Marque já a sua consulta
de forma fácil e rápida
Tratamento de hérnias discais por ozonoterapia
Estima-se que mais de 80% da população mundial sofrerá, pelo menos uma vez na vida, de dor nas costas. As causas são variadas, mas as técnicas têm conhecido grandes desenvolvimentos. A ozonoterapia é um deles.
A hérnia discal pode gerar incapacidade, pelo que é considerada um problema de saúde mundial.
A tendência da Medicina atual é ser o menos invasiva possível e, desse modo, correr cada vez menos riscos. Armando Barbosa, explica que há um número crescente de lesões da coluna que conseguem ser abordadas através de técnicas minimamente invasivas, graças ao desenvolvimento quer de novas técnicas de imagiologia, quer de dispositivos médicos progressivamente mais eficazes e seguros.
É por isso que o procedimentoé realizado com recurso aos meios de imagem mais sofisticados disponíveis.
O facto de haver aparelhos com cada vez melhor imagem permite-nos utilizar as técnicas não invasivas de forma muito mais segura e precisa.
Tem de existir sempre uma avaliação prévia em consulta para que o médico possa propor a alternativa terapêutica que mais adequada. Dado que nem todos os casos necessitam ou são susceptíveis de ser tratados de forma minimamente invasiva.
Entre as várias patologias que podem ser tratadas de forma menos invasiva, as mais frequentes são as patologias degenerativas da coluna e, entre elas, a hérnia discal. Esta pode ser abordada de forma não cirúrgica, através da radiofrequência, nucleotomia, IDET, LASER, descompressão por plasma, entre outras. O Tratamento de hérnias discais por ozonoterapia é outra opção.
A taxa de casos de sucesso ronda os 70 a 80% com uma única intervenção. Há uma pequena percentagem de casos que requer a repetição do procedimento. De entre as alternativas terapêuticas disponíveis para o tratamento da patologia degenerativa da coluna, é provavelmente dos procedimentos mais seguros (nomeadamente mais seguro do que os medicamentos, pois não tem os efeitos adversos destes).
O Tratamento de hérnias discais por ozonoterapia é uma técnica segura com bons resultados terapêuticos.
Síndrome facetário
Esta síndrome, responsável pelas dores de costas numa percentagem considerável da população – tal como a dor com origem nas articulações sacroilíacas – pode ser tratada de forma eficaz e segura por radiofrequência, passando uma pequena corrente elétrica pelos pequenos ramos médios que inervam as articulações posteriores da coluna.
Fracturas vertebrais
Introduz-se cimento nos corpos cerebrais fraturados (vertebroplastia / cifoplastia) sem necessidade de anestesia geral.